Porque tem sangue na minha urina ?

O sinal visível da urina com sangue, também chamado de hematúria, é a urina cor de rosa, vermelho ou cor-de-cola – o resultado da presença de células vermelhas do sangue. É preciso muito pouco sangue para deixar a  urina vermelha, e o sangramento geralmente não é doloroso. Se você também tiver coágulos de sangue em sua urina, estes sim  podem ser doloroso ao passar pela uretra. Sangue na urina, muitas vezes ocorre sem outros sinais ou sintomas.

Encontrar sangue em sua urina pode ser muito assustador e deve ser investigada por um médico, mas  geralmente não é  sinal de qualquer coisa com risco de vida.
Se você perceber sangue vermelho brilhante em sua urina, ou se a sua urina ficou vermelho ou castanho porque tem sangue nele, consulte o seu médico.
Por vezes, a urina pode conter apenas uma pequena quantidade de sangue invisíveis a olho nu, e é apenas aparente quando um teste de urina é levada a cabo por qualquer outra coisa. Isso ainda precisa ser esclarecido pelo seu médico, como urina saudável não deve conter quantidades detectáveis ​​de sangue.
O nome médico para o sangue na urina é hematúria. Se o sangue na urina é evidente a olho nu, é chamado “macroscópico”, ou “hematúria visível”. Se o sangue só pode ser detectado com o teste de laboratório, que é chamado de “microscópico”, ou “não-visível”.
O sangue vai ter vindo de algum lugar dentro do trato urinário – rins, bexiga ou os tubos que a urina passa. É muitas vezes o resultado de uma infecção do tracto urinário (ITU), tais como cistite.
Esta página descreve as razões mais comuns para o sangue na urina, para lhe dar uma idéia do que pode estar causando o problema. No entanto, este guia não deve ser usado para auto-diagnosticar sua condição, e é importante consultar o seu médico para um diagnóstico adequado.

Existe definitivamente sangue em sua urina?

Antes de continuar a ler, vale a pena considerar se você tem comido recentemente beterraba, pois isso pode colorir a urina de rosa e causar alarme desnecessário. Alguns medicamentos, como a nitrofurantoína antibióticos e rifampicina, também pode transformar sua urina vermelha ou marrom.
Verifique se o sangue é, na verdade, vindo de sua urina e não sua vagina (se você é uma mulher).

urina-com-sangue-infeccao-urinaria

As causas mais comuns de sangue na urina:

  • Infecção urinária (como cistite) – que tipicamente também provoca uma dor e queimação ao urinar
  • Infecção nos rins – que também pode causar febre alta e dor no lado de sua barriga
  • Pedras nos rins – que pode ser indolor, mas às vezes podem bloquear um dos tubos provenientes de seus rins e causar dor de barriga grave
  • Uretrite – inflamação do tubo que transporta a urina para fora do corpo (uretra); é muitas vezes causada por uma infecção sexualmente transmissível (DST), como clamídia
  • Alargamento da próstata – esta é uma condição comum em homens mais velhos e nada a ver com o câncer de próstata; alargamento da próstata vai pressionar  a bexiga e também pode causar problemas como dificuldade para urinar e uma necessidade freqüente de urinar.
  • Câncer de bexiga – isso geralmente afeta adultos com idade acima de 50 e também pode causar-lhe a urinar mais frequentemente e com mais urgência, bem como dor ao urinar
  • Câncer de rim – o que também afeta geralmente adultos com idade acima de 50, e pode causar dor persistente abaixo das costelas e uma protuberância em sua barriga

Causas menos comuns:

Existem algumas outras causas de hematúria que não são muito comuns. Doenças do sangue raras, tais como anemia de células falciformes, síndrome de Alport, hemofilia e pode causar sangue na urina. Exercício extenuante ou um golpe para os rins também podem causar sangue para aparecer na urina.

Seu médico irá perguntar sobre seus sintomas e realizar um exame físico para ajudar a determinar a causa do sangue em sua urina. Para os homens, isso pode incluir um exame retal e as mulheres podem ter um exame vaginal.
Eles também providenciar exames de sangue e / ou urina para procurar sinais de uma infecção. Xixi escuro.

Qualquer sangue na urina deve ser tratada como grave, mesmo se isso acontece apenas uma vez. Você deve fazer uma consulta médica o mais rápido possível. Ignorando hematúria pode levar ao agravamento das condições muito graves como câncer e doença renal.

O seu médico pode analisar seus testes de urina e de imagem para determinar a causa da hematúria. Ele ou ela pode então tratar essa causa. Procure a ajuda de emergência se você não consegue urinar, se você ver coágulos de sangue ao urinar, ou se o sangue em sua urina é acompanhada por náuseas, vômitos, febre, calafrios e dor em seu lado, para trás, ou no abdômen.

Existem diversos métodos e medicamentos para tratar urina com sangue consulte um especialista. Tratamentos e remédios naturais podem ser a solução.