Principais Causas da Urina com cheiro forte

A urina não é algo sobre o qual conversamos. Nós mal a olhamos por dois segundos no vaso sanitário. No entanto, alterações na urina – sua cor, odor e consistência – podem fornecer pistas importantes sobre o status do seu corpo.

A sua urina pode revelar o que você está comendo, quanto você andou bebendo, e que doenças que você tem. “A urina e exame de urina foram, por centenas de anos, uma das maneiras dos médicos analisaram a saúde”, diz Tomas Griebling, MD, MPH, vice-presidente do departamento de urologia da Universidade de Kansas. “Do ponto de vista histórico, exame de urina foi uma das janelas originais para o que está acontecendo no corpo”, diz Griebling. Isso porque muitas das substâncias que circulam em seu corpo, incluindo bactérias, leveduras, o excesso de proteínas e açúcar, eventualmente, fazem o seu caminho para a urina.

A urina é uma parte importante do processo de eliminação do corpo. Sua função é remover a água extra e resíduos solúveis em água do filtro de rins a partir do sangue. “A urina é lá principalmente para se livrar de toxinas ou coisas que de outra forma se acumulam no corpo que seria ruim para o corpo”, diz Anthony Smith, MD, professor e chefe de urologia da Universidade do Novo México.

Quando você notar que sua urina mudou de cor, ou há um odor estranho flutuando acima do vaso sanitário, a causa pode ser algo tão simples como o que você tinha para o jantar (que poderia ter incluído beterraba ou aspargos). Ele também pode ser um sinal de uma doença mais grave, como uma infecção ou câncer.

 

A urina normal é clara e tem uma cor amarelo-palha. Enquanto o odor de urina pode variar um pouco, na maioria dos casos, não têm um cheiro forte. Urina com cheiro forte geralmente não é um motivo de preocupação. Às vezes, porém, urina com cheiro forte ou incomum é um sinal de um problema médico.

 

 

Várias condições podem causar o odor da urina forte ou incomum. As causas mais comuns incluem:

 

-Alimentação.

Certos alimentos podem deixar a urina com cheiro forte. O consumo de certos alimentos, como aspargos (que podem transmitir um odor característico à urina). Alguns, no entanto, dizem que aspargos não mudam a maneira como sua urina cheira. John H. McDonald, MS, PhD, da Universidade de Delaware diz que é possível que sua genética determine se aspargos deixam  seu xixi com cheiro forte. McDonald diz que outra possibilidade é que a urina de todos os cheiros fortes depois de comer aspargos, mas apenas algumas pessoas com certas composições genéticas pode detectar a alteração no odor (McDonald, 2011). Outros alimentos que podem alterar o odor de sua urina incluem cebolas, alho e café.

Se você suspeitar que um  alimentos é a culpa, eliminando a fonte de alimento deve permitir que sua urina para retornar a um cheiro normal em menos de 12 horas. Se você eliminar a comida e continuar o odor, é provável que exista uma outra causa.

-Desidratação.

A desidratação ocorre quando você não bebe bastante líquidos. Se você está desidratado, você pode perceber que sua urina é uma cor amarela ou laranja escuro e cheira a amoníaco. Com a desidratação, a urina é mais concentrada e pode ter um cheiro de amónia mais forte do que o normal. A maioria das pessoas só experimentar a desidratação menor e não requerem tratamento médico. Beber mais líquidos, especialmente água, geralmente fará com que o odor da urina para voltar ao normal. Se você estiver enfrentando confusão mental, fraqueza, fadiga extrema, ou outros sintomas incomuns, você pode ter desidratação grave e devem receber tratamento médico imediato.

-Infecções do trato urinário. 

Infecções do trato urinário, muitas vezes chamados de ITUs – comumente causam a urina de cheiro forte. Uma forte vontade de urinar e uma sensação de queimação ao urinar são os sintomas mais comuns de uma ITU. As bactérias em sua urina causar infecções do trato urinário. Se o seu médico determinar que você tem um UTI, ele ou ela vai dar-lhe antibióticos para matar as bactérias. A presença de bactérias na urina, tais como com uma infecção do tracto urinário (ITU), podem afectar a aparência e cheiro de urina. Quando há uma infecção no trato urinário, a urina pode assumir um odor nauseabundo, bem como um aspecto turvo ou com sangue.

A sensação de queimação ao urinar pode ser um sintoma de uma UTI. A urina também pode ter um odor doce anormalmente em diabetes não controlada, e algumas condições genéticas raras podem também causar a urina ter um odor anormal ou estranho.

 

-Diabetes.

Um sintoma comum da diabetes é a urina com cheiro doce. Pessoas com diabetes não tratada têm níveis de açúcar no sangue. Níveis de açúcar  alto no sangue causam o odor da urina doce. Consulte o seu médico logo que possível se a sua urina frequentemente cheira doce. Diabetes não tratada é perigoso e pode ser fatal.

Causas menos comuns de odor de urina incluem:

-Fístula da Bexiga.

Uma fístula bexiga ocorre quando você tem uma lesão ou defeito que permite que as bactérias de seus intestinos para introduzir a sua bexiga. Fístulas bexiga pode ocorrer devido a lesões ou doenças intestinais cirúrgica tais como doença inflamatória do intestino, colite ulcerosa ou doença de Crohn.

Doença hepática.

Um forte odor de urina pode ser um sinal de doença hepática. Outros sintomas da doença do fígado incluem náuseas, vómitos, dor abdominal, pele ou olhos amarelados, fraqueza, inchaço e perda de peso. Consulte o seu médico imediatamente se tiver sintomas de doença hepática. Doença hepática não tratada pode ser fatal.

Causas raras de odor de urina anormal incluem:

-Fenilcetonúria.

A fenilcetonúria é uma doença genética incurável que está presente ao nascimento. A doença torna-lo incapaz de quebrar um aminoácido chamado fenilalanina. Outros sintomas incluem: diminuição da pigmentação da pele,  uma grande cabeça
problemas mentais, desenvolvimento lento habilidades sociais

Se esta doença não for tratada precocemente, pode levar ao TDAH e deficiências mentais graves.