Quais são os males causados pelos radicais livres e quais os benefícios dos antioxidantes?

 

 

As células do nosso corpo precisam de oxigênio para transformar o nutriente dos alimentos em energia. A queima de oxigênio feita pelas células (oxidação) deixa a molécula instável, com um elétron de carga negativa. Essa molécula com carga negativa é chamada de radical livre. Nosso corpo é formado por bilhões de células, mantidas juntas por pontes de elétrons.

Quando uma molécula transforma-se em radical livre e fica oxidada, por causa dessas pontes de elétrons acontece uma reação em cadeia. No intuito de tornar-se positiva, a molécula rouba um elétron de outra célula. Tornando essa célula que doou um elétron em um novo radical livre. Essa reação em cadeia é conhecido como estresse oxidante, considerado como causa principal de muitas doenças, esses radicais podem danificar as células sadias do nosso corpo, sendo que o bombardeamento excessivo por essas moléculas danifica o DNA das células, bem como outros materiais genéticos podendo provocar alterações no nosso DNA, nas proteínas e nos ácidos gordos polinsaturados, presentes nas nossas células.

Os radicais de oxigênio (radicais livres)  são produzidos naturalmente e de forma continua e possuem um papel importante nas reações que ocorrem no organismo, em níveis adequados são essenciais na produção de prostaglandinas, combatendo vírus e bactérias, agem na coagulação sanguínea e cicatrização. Dentro de um padrão normal, eles não são vilões.

Acontece que com a vida moderna estamos constantemente expostos a fatores que desencadeiam a produção de radical livre. Quer saber que fatores são esses? Então anote: RaioX, fumo e a fumaça do cigarro, álcool, resíduos de pesticidas, herbicidas e aditivos químicos, estresse, alto consumo de gordura saturada, poluição, dormir pouco.

Muitos especialistas acreditam que stress oxidativo em excesso e a inflamação são fatores de risco às doenças degenerativas crônicas crescentes na população mundial  como o diabetes, doenças cardíacas, suscetibilidade ao câncer e doença de Alzheimer. Além de estarem diretamente relacionados a causas de doenças como artrite, catarata, a inflamação, problemas cardiovasculares e o envelhecimento precoce.

O melhor remédio é a prevenção. Alimentação saudável e uma vida equilibrada.

 

Saiba mais sobre nosso produto.