Cistite nos homens: Causas e Sintomas

Infecções do trato urinário (ITU) são raras em homens com idade inferior a 50 anos, mas cuja incidência cresce depois. Causas de ITUs em homens incluem prostatite, epididimite, orquite, pielonefrite, cistite, uretrite, e cateteres urinários. Os testes para avaliar a bexiga, próstata, rins são aconselháveis, especialmente se a infecção ocorre duas ou mais vezes em três meses, ou se um rim está infectado.
Devido às muitas defesas naturais do trato urinário masculino normal à infecção, muitos especialistas consideram ITU nos homens, por definição, ser complicado (isto é, mais provável para ser associada a anormalidades anatómicas, necessitando de intervenção cirúrgica para evitar as sequelas).
Portanto, a possibilidade de que a infecção suba para os rins deve ser considerado, e regimes de tratamento deve assumir que a infecção do tracto urinário superior ocorreu. Resultados da cultura de urina permitir o ajuste do plano de tratamento se antibiograma demonstra um organismo resistente. ITUs nos homens são menos comuns e mais graves.

O que é uma infecção do trato urinário?

A infecção do trato urinário (ITU) é causada por bactérias que ficam dentro do seu trato urinário. A maioria das bactérias que entram em sua trato urinário são expulsas quando você urina. Se as bactérias permanecer em seu trato urinário, você pode ter uma infecção. Seu trato urinário inclui os rins, ureteres, bexiga e uretra. A urina é feito em seus rins e flui dos ureteres para a bexiga. A urina sai da bexiga através da uretra. A ITU é mais comum em seu trato urinário inferior, que inclui a sua bexiga e da uretra.
O que aumenta o meu risco de uma infecção urinária?
Problemas do trato urinário: Se você não é capaz de controlar quando você urina, o risco de uma ITU aumenta. O risco também aumenta se você teve uma UTI ou se você já teve a cirurgia em seu trato urinário no passado.

tratar-infeccao-urinaria-no-homem

Causas da infecção urinária no homem:

 

– Um bloqueio em seu aparelho urinário, impedindo que a urina flua livremente. Causas de um bloqueio incluem pedras nos rins e bexiga.

– Não ser circuncidado: O prepúcio do pênis torna mais fácil para que os germes ficam presos e introduza o seu trato urinário.

– Problemas de próstata: alargamento da próstata ou uma próstata infectada (prostatite) aumenta o risco cistite no homem.

– A relação sexual: É mais provável que você tenha uma infecção se o seu parceiro sexual tem uma infecção. O sexo anal também aumenta o risco ITU.

– Fraco sistema imunológico: O seu sistema imunológico é a defesa do corpo contra infecções e doenças. Um sistema imunológico fraco pode não ser capaz de lutar contra as bactérias que podem causar uma cistite. Seu sistema imunológico pode tornar-se fraco quando você tem uma doença a longo prazo, tais como HIV ou diabetes.

Sintomas da cistite no homem

Urinar com mais frequência ou despertar do sono para urinar

Dor ou ardor ao urinar

Dor ou pressão na parte inferior do abdómen

Urina com cheiro forte

Vazamento de urina

Está a urinar muito pouco ou nada.

Você está vomitando.

Você calafrios com uma febre.

Você tem lado ou dor nas costas que fica pior.

Espermicidas
Espermicidas pode aumentar o risco de UTI. Eles podem causar irritação na pele em algumas mulheres. Isto aumenta o risco de bactérias que entram para dentro da bexiga.

Preservativos
Os preservativos de látex pode causar aumento da fricção durante o coito. Eles podem também irritar a pele. Isto pode aumentar o risco de infecção do trato urinário, em alguns indivíduos. No entanto, os preservativos são importantes para reduzir a propagação de infecções sexualmente transmissíveis.

Diafragmas
Diafragmas pode exercer pressão sobre a uretra. Isto pode diminuir o esvaziamento da bexiga. Alguns estudos têm visto um risco UTI maior em mulheres que utilizam diafragmas.

Diabetes
Diabetes pode tornar o paciente mais suscetível à UTI.

Perda de estrogênio
Após a menopausa, a perda de estrogénio altera as bactérias normais na vagina. Isto pode aumentar o risco de infecção do trato urinário.

Como a cistite é diagnosticada no homem ?

Seu médico vai perguntar sobre os seus sinais e sintomas. Ele pode pressionar o abdomen e  verificar se você sente dor. Você também pode ter que fazer teste de urina  para saber o que está causando a infecção.  Você pode precisar de exames de sangue para verificar se você tem uma infecção da próstata.   Os exames de imagem que podem mostrar se a infecção está em seus rins. Os exames de imagem também pode mostrar se você tem danos, bloqueios, ou outros problemas no seu aparelho urinário.

Como posso evitar uma infecção urinária?

Urinar quando você  sentir à vontade: Não segure sua urina.

Beba bastante líquidos: Isto pode ajudá-lo a urinar mais frequentemente.

Vestir cuecas com uma virilha de algodão

O homem também pode, e deve, utilizar o cranberry pois ele ajuda a prevenir e curar crises de infecção urinária.