Select Page

É a terceira intercorrência clínica mais comum na gestação, podendo acometer entre 10% e 20% das grávidas, sendo mais comum acontecer no primeiro trimestre. A cistite (infecção urinária na bexiga) é comum na gravidez e acontece mais do que outras inflamações do trato urinário.
As mulheres já são naturalmente mais suscetíveis que os homens a desenvolverem infecções do trato urinário devido à anatomia natural de seus corpos mas durante a gravidez ficam ainda mais suscetíveis a desenvolverem quadros de cistites ou pielonefrite. Causadas por bactérias da flora intestinal que contaminam o sistema do trato urinário, causam desconforto e dor e podem ser perigosas se não tratadas pois a infecção pode até mesmo se instalar nos rins.

Porquê é comum infecção Urinária na gravidez?

Por causa dos hormônios da gestação, os músculos nos rins e no ureter ficam frouxos,o que diminui o fluxo de urina dos rins para a bexiga. Com isso, bactérias têm mais tempo de se multiplicar antes de ser eliminadas do corpo. Normalmente na gravidez, a urina é mais rica em nutrientes (açúcar e aminoácidos), o que propicia um meio de cultura mais rico, facilitando o crescimento das bactérias. Com o aumento do útero para abrigar o bebê, a bexiga acaba ficando comprimida e o completo esvaziamento desta acaba prejudicado, o que pode causar proliferação das bactérias.

Se você apresentar qualquer um dos sintomas como: ardor ao urinar, micção frequente, urina escura e com cheiro forte, fale imediatamente  com seu ginecologista, porque, se não for tratada, ela pode levar a uma infecção nos rins, o que, por sua vez, pode causar infecção generalizada, abortamento, parto prematuro, hipertensão gestacional e piora de anemia.. De rotina, seu médico deve solicitar  exame preventivo de 3 em 3 meses para identificar qual infeção assintomática e tratá-la o mais rapidamente possível. Só esse cuidado demonstra que o assunto é sério.  Considera-se infecção urinária quando a cultura de urina é positiva, ou seja, com mais de 100.000 bactérias por mililitros de urina.

Para prevenir, beba bastante água, não segure o xixi e tenha certeza que esvazia a bexiga completamente.

 

Share This