Select Page

5 Atitudes para Previnir a Infecção Urinária na mulher

A infecção urinária é uma das doenças mais comuns no ser humano, e atinge principalmente as mulheres. Estima-se que cerca de 80% das mulheres terão ao menos um episódio de infecção urinária ao longo da vida.

Há diversas maneiras de prevenir a infecção urinária, mas uma vez em crise, é necessário tratar. O cranberry é utilizado há centenas de anos no tratamento da cistite (infecção de bexiga), e a forma mais eficaz é o cranberry em softgel, que é altamente concentrado e ao contrário do suco, não agride o estômago.

Veja abaixo, 5 atitudes para prevenir a infecção urinária.

1) Beba bastante água

A ingestão frequente de água mantêm a urina mais diluída, e faz com que a pessoa vá mais vezes ao banheiro, o que ajuda a expelir as bactérias que estão no trato urinário

2) Evite segurar a urina por muito tempo

Evite ficar mais de 3 horas sem ir ao banheiro. A urina parada muito tempo na bexiga, estimula a proliferação de bactérias.

3) Use roupas de algodão ou tecido leve

Use roupas leves e de preferência calcinhas de algodão, que ajudam na transpiração e evitam o acúmulo de calor na região genital. O uso de calças apertadas também favorece a proliferação de bactérias, portanto, use roupas mais largas.

4) Sempre passar o papel higiênico de frente para trás

A infecção urinária é causada por bacterías que se localizam no períneo e da região anal, portanto, quando você for limpar o ânus ou a vagina, a direção é sempre de frente para trás, ou seja, passa o papel higiênico no sentido da vagina em direção ao ânus, e nunca o contrário, pois isto pode favorecer a contaminação. Obviamente nunca use o mesmo papel mais de uma vez, se precisar limpar mais, use um novo pedaço.

5) Evite higiene excessiva.

A infecção da bexiga pode ser causada por hábitos ruins de higiene, mas também pelo excesso de higiene. A flora natural dos germes da vagina, ajudam a evitar a proliferação de bactérias nocivas vindas do ânus, e a limpeza constante ou com uso excessivo de antissépticos, altera o equilíbrio delicado da flora, e facilita a proliferação de agentes nocivos.

A limpeza deve ser feita apenas com água e sabão neutro, que além de mais barato, também é o ideal para sua saúde. Só utilize outros produtos se orientado por sua ginecologista.

 

 

 

 

 

Share This